ELEIÇÕES MUNICIPAIS


Lula é "faca de dois gumes" para o PT, diz La Nacion

Em análise publicada nesta segunda-feira sobre as eleições municipais, o jornal argentino La Nacion classifica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "uma faca de dois gumes" para o PT. De acordo com a crítica, as eleições municipais demonstraram que o PT se consolidou como uma das três grandes forças políticas do País, mas também mostraram que o "magnetismo do presidente não se transmite por indução aos candidatos de seu partido".

Segundo o jornal, apesar de Lula ter imensa popularidade no Brasil, essa fama não se transfere automaticamente para o PT, ou seus candidatos, o que pode ser um problema nas eleições de 2010. "Para Lula, o maior revés do segundo turno de domingo foi a derrota em São Paulo de sua protegida, a ex-ministra Marta Suplicy, a quem não pôde transferir nem um grama de seu carisma."

Lula sai derrotado do segundo turno, diz jornal espanhol
Base aliada de Lula governará 20 das 26 capitais

O jornal cita uma frase de Lula, que atribuiu sua popularidade e sucesso ao conhecimento que tem sobre o povo, para dizer que "se Lula encarna a alma do povo brasileiro, ao PT se apresenta agora um desafio mais material do que espiritual: se manter no poder depois das eleições presidenciais de 2010".

Para o La Nacion, Lula "não apenas perdeu a batalha na cidade mais populosa, rica e poderosa do Brasil", mas sofreu a "humilhação" de perder para um aliado de seu grande rival, José Serra. O jornal ainda comenta que com o resultado das eleições de domingo, fica difícil prever o que poderá ocorrer no pleito presidencial de 2010, mas "o que parece evidente, com o resultado de ontem, é que o PT precisa mais do que nunca de seus sócios do PMDB se quiser se manter no poder em Brasília".

FONTE: BBC Brasil