AMIGOS


Redes sociais online podem estar levando ao "vício de amigos"

Um novo vício pode estar surgindo com a popularização das redes sociais online, alertou o especialista David Smallwood, da Priory: o vício da amizade. Ao contrário do que parece, isso pode ser um problema.

Smallwood acredita que sites como o Facebook podem deixar jovens viciados em conseguir mais e mais amigos, conforme noticiou o site TechRadar.

"O problema com o Facebook é que ele é só sobre aquisição e isto é um processo viciante", explicou o psicólogo.

De acordo com o site Metro, no Reino Unido um em cada 10 britânicos estaria vulnerável ao novo vício.

O especialista ainda recomenda que qualquer pessoa com problemas de vícios como compras, drogas ou álcool deveriam se manter longe de redes sociais online. "Eu vejo pacientes que estão no Facebook e minha resposta é: pule fora".

O problema parece afetar mais o público feminino. No ano passado, noticiou o site DailyMail, o uso da internet por mulheres entre 25 e 49 anos foi superior ao do público masculino pela primeira vez.

Um dos sintomas do novo vício seria a sensação de rejeição e isolamento quando um pedido de amizade é rejeitado no serviço. A opinião de Smallwood pode ser vista como polêmica: outro estudo divulgado ontem aponta que sites como o Facebook podem ser úteis para reduzir o isolamento de pessoas.
FONTE: MAGNET Rodrigo Martin de Macedo