OS que ganham até três salários mínimos são os mais endividados


OS que ganham até três salários mínimos são os mais endividados
De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), o número de paulistanos endividados é maior entre os que ganham até três salários mínimos, atingindo 58% em setembro.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (18) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), também apontam que este percentual é de 57% entre os que ganham de quatro a dez salários mínimos, enquanto, entre os que ganham acima de dez salários mínimos, o índice é de 40%.

Inadimplência
De acordo com o levantamento, 39% das pessoas com renda até três salários mínimos estão inadimplentes, contra 25% dos que ganham de quatro a dez salários mínimos e 26% entre os que possuem renda acima deste patamar.

Entre os inadimplentes, observa-se que quanto menor a renda, menor é a intenção de pagamento, pois 37% dos consumidores que ganham até três salários mínimos informaram que não terão condições de pagar total ou parcialmente as suas contas em atraso.

Já os que ganham entre quatro e dez salários mínimos correspondem a 19% e, entre aqueles que ganham mais de 10 salários mínimos, cerca de 9% declararam a intenção do não-pagamento das suas dívidas em atraso.

Homens x mulheres
A análise segmentada por sexo aponta que as mulheres estão mais endividadas do que os homens (54% e 52%, respectivamente). Levando em consideração a inadimplência, elas também estão à frente deles (31% e 28%, respectivamente).

Por faixa etária, nota-se que os consumidores com idade entre 18 e 34 anos são os mais endividados (56%), enquanto aqueles com idade acima de 35 correspondem a 50%. Em relação à inadimplência, ela é maior entre os consumidores com idade acima de 35 anos (32%), contra os mais novos (26%).

Fonte: Infomoney.