O PODER DAS MULHERES EM ALTA


Mulheres lideram o ranking da inadimplência
Por assumirem a posição de chefes de família, mulheres acumulam mais dívidas
O número de famílias que tem a mulher como principal referência financeira está em constante crescimento. Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre 1996 e 2006, houve um crescimento de 79% das mulheres, contra apenas 25%, no aumento de homens como chefes de família, nos mesmos dez anos.

Com a responsabilidade de liderar a casa, as mulheres acabam trabalhando fora e dentro de casa, e ainda, herdando as contas do mês. Como conseqüência, são as mulheres que lideram o ranking de inadimplência, com 52,51%, entre os meses de julho e agosto, segundo pesquisa da TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo.

Os consumidores estão mais atentos para não entrarem em dívidas, mas o descontrole financeiro (63,52%) ainda é o grande vilão dos brasileiros. `Muitas famílias são surpreendidas com alguma conta no final do mês que não estava prevista como, por exemplo, uma doença inesperada. Esse é o tipo de situação que acaba afetando o planejamento familiar e, por vezes, compromete o pagamento das dívidas`, explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

Além do descontrole financeiro, outros motivos causam o endividamento. Entre eles, destacam-se os empréstimos de nome (8,64%) e os que ficaram desempregados (4,51%). `Emprestar o nome é mais comum do que se imagina. É preciso ficar atento, independente se os empréstimos são para familiares ou amigos. Não podemos prever se a pessoa terá ou não condições de quitar a dívida quando for preciso. É um risco muito grande`, alerta Praxedes.

Fonte: O Dia