FILA PARA IDOSOS, GESTANTES, DEFICIENTES E "OBESOS"


Obeso pode ter fila preferencial
Projeto na Câmara estende benefício hoje válido para idosos, gestantes e deficientes
Um projeto de lei que tramita na Câmara amplia às pessoas com obesidade grave ou mórbida a prioridade de atendimento em repartições públicas, prestadoras de serviços públicos e instituições financeiras. Hoje, o benefício é dado a portadores de deficiência, idosos com mais de 65 anos, gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo.

O autor da proposta é o deputado Walter Brito Neto (PRB-PB). Para ele, a obesidade já é “uma epidemia da vida moderna”, limitando o movimento devido ao sobrepeso na estrutura óssea das articulações e dos pés.

Ainda de acordo com o deputado, a obesidade pode causar ou provocar o desenvolvimento de doenças graves, além de diminuir a qualidade e a expectativa de vida de seus portadores.

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e Cidadania.

Pelo índice de massa corporal, calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado, tem obesidade grave quem está com a taxa entre 35 e 40. Acima de 40, a obesidade é considerada mórbida.

Fonte: Destak.