DIOCESE DE VALE DO CAÍ


Diocese espera 5 mil pessoas para a posse do bispo Dom Paulo De Conto

MISSA E INSTALAÇÃO DA NOVA DIOCESE SERÃO NO PRÓXIMO SÁBADO


Uma grande recepção festiva está sendo preparada para o próximo sábado, dia 6 de setembro, às 15 horas, quando acontecerá a posse do bispo Dom Paulo Antônio De Conto e a instalação da nova Diocese de Montenegro. A missa solene será presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, que dará posse a Dom Paulo como o primeiro Bispo da Diocese. O evento ocorrerá na Igreja Matriz São João Batista, futura Catedral e será um marco para os 32 municípios que atualmente fazem parte da nova Diocese. A celebração deverá entrar para a história como um dos maiores eventos católicos já realizados na região.

Além dos fiéis de toda a região, a celebração deverá contar com a presença de Bispos, Padres, Religiosos e autoridades de diferentes lugares do Brasil. Segundo o Vigário Episcopal, Padre José Inácio Steffen, a solenidade “vai ser emocionante, pois esperamos contar com a presença de aproximadamente 5 mil fiéis, que acompanharão o momento histórico da leitura das duas Bulas Papais: a primeira que cria a Diocese de Montenegro e a segunda nomeando Dom Paulo como seu primeiro Bispo, que receberá o báculo (cajado de Pastor), sendo conduzido a Cadeira Episcopal”.

Foto da not?ia
Toda uma grande estrutura está sendo montada, já que são esperados grupos religiosos que estão se organizando em excursões. Em torno de 60 pessoas farão a acolhida dos visitantes, nas entradas da cidade. As ruas Olavo Bilac, Coronel Antônio Inácio e Assis Brasil, nas proximidades da Matriz, deverão ser fechadas para o trânsito. Como a igreja só comporta pouco mais de mil pessoas, serão colocados telões no pátio da Matriz e da escola Delfina Dias Ferraz, a qual fica bem ao lado. Um local especial, para os idosos, será montado junto ao Centro Catequético. Até mesmo banheiros ecológicos serão instalados, além do apoio da Brigada Militar e de ambulância. "Vamos acolher o nosso bispo com muito carinho", comenta Neusa Kuhn, integrante do grupo Renovação Carismática Católica (CRR). O grupo realizou uma vigília de três horas, na madrugada do último domingo, dia 24, com orações pelo bispo e pela nova Diocese. A vigília envolveu grupos de oração de dez paróquias das regiões dos Vales do Caí e Taquari, que integram a nova Diocese.

De acordo com Neusa, a recepção ao bispo e aos fiéis será uma festa da eucaristia, na Diocese da alegria. Já no domingo, dia 7, às 18 horas acontece a missa para abençoar a igreja Matriz, que passa ser a catedral São João Batista.


Guilherme Baptista
guilherme.baptista@fatonovo.com


Fonte: www.fatonovo.com.br