NEGÓCIOS NO BRASIL


Bird aponta as dificuldades de se fazer negócio no Brasil
País está na 122ª posição no ranking do Banco Mundial, entre 178 nações

No mais recente ranking do Banco Mundial que ordena as nações pela qualidade de seu ambiente comercial, o Brasil aparece somente na 122ª posição, entre 178 nações. O projeto Doing Business (fazendo negócios, em inglês), conduzido pelo organismo, avalia diversas características de cada país para, ao final, fazer uma classificação.

Em primeiro lugar está Cingapura. A China aparece em quarto, e a Índia, em 120º. Os últimos são a República Centro-Africana e o Congo. De acordo com a avaliação dos técnicos do organismo multilateral, a pior parte de ter um empreendimento no Brasil está no pagamento dos impostos.

Apesar da posição no ranking do Banco Mundial e das dificuldades para se fazer negócios no país, o Brasil não está afugentando as empresas estrangeiras, segundo pesquisa feita pela Análise Editorial. Pesando os prós e os contras, grandes executivos acabam concluindo que o país vale a pena. O levantamento foi feito com 142 maiores empresas do mundo que ainda não atuam no Brasil e possuem planos de expansão no Exterior nos próximos cinco anos.

— O que interessa, para os investidores, é que o país remunera o capital nele colocado — afirma Eduardo Oinegue, diretor da editora.

Entre as empresas que consideram a América Latina como destino potencial para seus negócios, 53% pretendem vir para o país. Daquelas que não têm o Brasil como alvo, 85% apontam como motivo para excluírem-no da sua lista questões não relacionadas às dificuldades ou limitações da região.

As posições do Brasil, entre 178 países

Proteção aos investidores: 64ª
Obtenção de crédito: 84ª
Cumprimento de contratos:106ª
Facilidade para contratação de funcionários: 119ª
Facilidade para abrir um negócio: 122ª
Etapas para fechar empresas: 131ª
Carga tributária: 137ª

Fonte: Banco Mundial

ZERO HORA

Considerando que as empresas estrangeiras que aqui chegam, recebem generosos incentivos. O que sobra para os empreendedores brasileiros ?

Por Favor Comente isto aqui ?