INSTITUTO DE ESTUDOS E MARKETING INDUSTRIAL


Na hora das compras, 60% dos homens são influenciados pelas companheiras


Segundo estudo realizado pelo Iemi (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) sobre o comportamento de compras do consumidor, em 76% dos casos os homens estavam acompanhados na hora das compras. Destes, 60% foram influenciados pelas companheiras.

De acordo com o presidente da Abeim (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Sylvio Mandel, 75% do guarda-roupa masculino é formado pelas compras femininas. "No geral, o homem só decide na hora da compra de roupas sociais, gravatas, ou algo que tenha que tirar medidas. Na maioria das vezes quem compra são elas e, se não compram, decidem", diz Mandel.

Para ele, entre os itens mais comprados pelas mulheres, atualmente, estão as camisas pólo. "As mulheres são muito antenadas com moda, os homens não. Então, a preferência de compras delas é sazonal, conforme o que está em alta no momento", explica.

Compras

No geral, 85% dos homens quando vão às compras adquirem roupas para si mesmos. Eles compram cerca de 2,8 peças e gastam aproximadamente R$ 168,69, conforme informa o diretor do Iemi, Marcelo Prado. "A maioria dos homens não sabe informar o quanto gasta, dentre os que sabem, o gasto médio mensal com vestuário é de R$ 168,69".

Já as mulheres gastam cerca de R$ 172,00 por mês com vestuário e, ao contrário dos homens, apenas 40% delas vão acompanhadas na hora que as compras são para elas. Desse total, a companhia de maridos ou namorados representa 20%. "É comum as mulheres acompanharem os homens e palpitarem, sugerirem tendências, pois elas acompanham a moda. No caso delas, apenas 40% saem acompanhadas para comprar roupas e na maioria das vezes saem com os filhos", informa o diretor do Iemi.