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Gigantes estouram
País registra os melhores crescimentos de Google e Yahoo!, as maiores empresas do setor no planeta

Vem a galope o aumento das receitas das empresas de internet no Brasil. As duas maiores do planeta no setor, Google e Yahoo!, que o digam. Ficam no país as suas unidades que mais crescem.

No Yahoo!, os executivos “olham para o Brasil com lupa”, segundo expressão do presidente da subsidiária brasileira, Guilherme Ribenboim. Pudera: enquanto o faturamento global da empresa cresceu cerca de 15% no primeiro semestre do ano, no país o pulo foi de quase 60%.

Esse cenário se repete no principal rival. Pelo segundo ano consecutivo, o escritório local do Google é o que mais cresce no mundo. Tanto que o manda-chuva da companhia no país, Alexandre Hohagen, foi recentemente promovido a presidente para a América Latina, e o comando das operações no continente foi transferido da Califórnia (EUA) para São Paulo. Sobre os números no Brasil, a companhia limita-se a informar que cresce a três dígitos há três anos consecutivos. Nada mal diante do acréscimo registrado no faturamento global (39% no primeiro semestre de 2008, ante um ano antes).

O bom momento da economia é uma das razões, diz o diretor de comunicação do Google Brasil, Félix Ximenes. Mas também é preciso levar em conta características da internet brasileira. É o principal mercado do Orkut, a rede social do Google, e o terceiro no uso do Flickr, álbum de fotos do Yahoo!. No país, são 59 milhões de internautas, segundo o Datafolha. E o internauta brasileiro é o que fica, em média, mais tempo online, aponta levantamento do Ibope/NetRatings em 10 países, incluindo Japão e EUA.

– O brasileiro é o que gente chama de heavy user (usuário avançado) de internet. Experimenta e adota muito novas tecnologias. Adora se socializar na web, o que significa que está adaptado à tendência do que vem acontecendo com a internet em todo o mundo. É um excelente lugar para se experimentar novos produtos – comenta Ribenboim, do Yahoo!.

Prova dessa vanguarda, foi no Brasil que primeiro explodiu o fenômeno das redes sociais online:

– Houve preconceito pelo Orkut, mas os jovens brasileiros eram pioneiros. O Brasil também foi pioneiro em fotologs. No primeiro semestre, a internet brasileira cresceu 25%, mais do que em qualquer país desenvolvido. Quem está na internet é a nata do Brasil, com mais capacidade de consumir – afirma o analista de mídia do Ibope/NetRatings José Calazans.

Na Microsoft, a subsidiária brasileira não é a que mais cresce, mas está entre as cinco. No último ano fiscal, aumentou sua receita acima dos 18% dos resultados globais. O país é líder em uso do MSN Messenger, software de comunicação instantânea da companhia.

– Além de o brasileiro ser ávido por tecnologia, há potencial de consumo – pondera a diretora de marketing e negócios da Microsoft Brasil, Paula Bellizia.

Apesar de estar direcionando sua estratégia para a internet, a companhia ainda conta com um modelo fortemente baseado na venda de softwares, com o sistema operacional Windows como carro-chefe.

– A informática no Brasil está crescendo muito mais do que nos outros países. Se a economia continuar como está agora, no final de 2011, início de 2012, deveremos ter um computador para cada dois habitantes. Mas não se pode dizer o quanto (os bons resultados dessas empresas no país) é conseqüência desses fenômenos estruturais ou da equipe de gestão – conclui Fernando Meirelles, professor da Fundação Getulio Vargas.

VANESSA NUNES
FONTE: ZEROHORA.COM