CAIXA ECONÔMICA FEDERAL


Casa própria será financiada na imobiliária
Mariana Sallowicz - Diário de S.Paulo

- Financiar a casa própria pela Caixa Econômica Federal deverá mais rápido e menos burocrático a partir de outubro. O banco pretende lançar o `correspondente imobiliário`, que irá permitir ao mutuário fechar o contrato diretamente com a imobiliária, sem precisar passar pelo banco. A novidade foi divulgada ontem, no segundo encontro de líderes do sindicato dos corretores (Creci), em São Paulo.

O projeto piloto está em andamento em Belo Horizonte e São Paulo. `A idéia inicial era lançar em agosto, mas deixaremos para outubro. O corretor fará a entrevista com o cliente, juntará os documentos e ele não vai precisar ir à agência. Até mesmo o contrato será assinado na própria imobiliária`, explicou o gerente regional de negócios da Caixa, Camilo de Lelis Goes.

O gerente de habitação da Caixa, Luiz Carlos Previlato, acrescenta que o prazo para sair o financiamento deve cair de 25 dias (média hoje sem uso do FGTS) para 15 dias. `Terá o contrato fechado e os documentos prontos em um prazo bem curto`, avalia. O objetivo do banco é descentralizar o trabalho e, dessa forma, ganhar em agilidade.

O presidente do Creci, José Augusto Viana Neto, resume: `as imobiliárias passam a ser como as lotéricas. O cliente utiliza como se estivesse indo na Caixa`, resume. Na próxima semana, Viana Neto irá a Brasília solicitar que a avaliação dos imóveis seja feita também pelos corretores.

Imobiliárias parceiras

A Caixa fechará parcerias para oferecer a opção ao mutuário exclusivamente com as imobiliárias. Para fechar o negócio, os corretores receberão remuneração de 0,5% a 1,5% do contrato.

Na semana passada foi lançada uma empresa em São Paulo que trabalhará nesses moldes, a Habix. O cliente avalia opções de financiamento de diversos bancos por meio da correspondente imobiliário.
Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

Fonte: Globo Online