TRANSITO


Maioria aprova ‘lei seca’


Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha nas duas maiores cidades do país revela que a maioria dos moradores de ambas aprovam a chamada “lei seca”, que estabelece tolerância zero ao uso de álcool por quem vai dirigir. Nas duas capitais, o índice de aceitação da nova regra, em vigor desde o dia 20 de junho, é de 86%. Apenas uma minoria – 11% em São Paulo, 12% no Rio – se diz contrária à lei.

Publicado neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo, o levantamento revela que mesmo os motoristas que costumam beber fora de casa são favoráveis à restrição. No Rio, 73% dos entrevistados que usam carro e costumam beber fora de casa avaliaram positivamente a nova norma; em São Paulo, índice parecido: 71%. A capital paulista, entretanto, possui mais motoristas que reprovam a lei: 29%, contra 23% do Rio.

Entre os moradores em geral, a aprovação é maior entre os que não bebem (91%) do que entre os que declararam tomar bebidas alcoólicas mesmo que de vez em quando (79%). À medida que a freqüência da bebida fora de casa aumenta, a aprovação à lei seca cai. Para os entrevistados que disseram beber em bares e restaurantes de 5 a 7 vezes por semana, a aprovação é de apenas 63%, e a reprovação, de 33%.

Temendo sofrer as conseqüências da nova regra – que nos casos graves pode chegar a prisão –, muitos motoristas que admitiram dirigir alcoolizados consideram que a lei traz algum tipo de ameaça a eles. Em São Paulo, 29% desses entrevistados declararam que a lei será ruim ou péssima para eles. No Rio, esse índice é de 13%. A pesquisa ouviu 1.085 pessoas maiores de 16 anos em São Paulo e 812 no Rio.
FONTE: VEJA