DIOCESE VALE DO CAÍ


Papa Bento XVI nomeia bispo e a região agora tem a sua Diocese

NOVA DIOCESE ABRANGE 32 MUNICÍPIOS DOS VALES DO CAÍ E TAQUARÍ

O início da manhã de quarta-feira, foi de festa. Os montenegrinos foram acordados com o som de foguetes e dos sinos da igreja Matriz São João Batista. Era o aviso do padre Eduardo Botega e do ministro de eucaristia Mauro Henrique Kray, de que havia sido criada a nova Diocese, que abrange 30 paróquias, de 32 municípios dos Vales do Caí e do Taquari. São mais de 360 mil habitantes, dos quais, conforme a Paróquia São João Batista, mais de 80% são católicos. E um sonho que chega a realidade.

No Vaticano, em Roma, ao meio-dia (horário da Itália), o Papa Bento XVI anunciou a criação da Diocese e também nomeou o bispo que passará a atuar em Montenegro e na região. Dom Paulo Antônio De Conto, de 65 anos, gaúcho da cidade de Encantado e que estava em Criciúma (Santa Catarina). Na tarde de quinta-feira passada, dia 3, o bispo chegou em Montenegro e já na frente da igreja, que agora será transformada em catedral da Diocese, foi recebido pelo padre Carlos Roberto Vicente e um grupo de fiéis, os quais cantaram e o abraçaram. No alto da igreja uma faixa também dava as boas-vindas ao bispo.

O CAMINHO
Desde a constatação da necessidade de se criar a Diocese de Montenegro, em 2003, diversas ações vinham sendo realizadas. Foi lançado o projeto "O Caminho da Nova Diocese". Em abril de 2006 foi protocolado no Vaticano a proposta de criação da Diocese, que foi avaliado em Roma num tempo recorde. De acordo com o vigário episcopal do Vicariato, padre José Inácio Steffen, com a criação da Diocese, a comunidade cristã poderá trabalhar em conjunto, participar, planejar e interagir através do seu próprio Plano Pastoral e da presença constante de um Bispo.

A grande adesão dos fiéis ao projeto possibilitou a construção da Nova Cúria Diocesana, que está com suas obras avançadas, na rua Assis Brasil. O prédio é composto de três pavimentos, totalizando 1.540 metros quadrados, abrigando locais de atendimento, serviços, arquivos, plenário e moradia do Bispo.

O BISPO
No final da tarde de quinta-feira, o bispo Dom Paulo De Conto celebrou sua primeira missa na igreja Matriz de Montenegro. Antes, em entrevista para a imprensa, ele lembrou que atuou por 24 anos em sua terra natal, Encantado, e depois em Cáceres (Mato Grosso) por sete anos. Nos últimos dez anos estava em Criciúma.

Simpático, sorridente e brincalhão, Dom Paulo elogiou a acolhida calorosa dos fiéis. "É uma alegria chegar em Montenegro", disse, lembrando que, cerca de 50 anos atrás, passava pela cidade para ir estudar no Seminário de Gravataí. "Vamos construir uma igreja de irmãos, do Povo de Deus. Será a Diocese da Alegria", declarou, lembrando a tradição vocacional da região, de onde já saíram vários cardeais, bispos e padres. "É uma região com espírito missionário", disse.

Dom Paulo destacou que sua origem é de família bastante pobre, de doze irmãos. Lembrou que seu tio avô também era padre, vindo da Alemanha e indo morar na localidade de Forromeco, em São Vendelino. "Foi semeada esta semente cristã", afirmou, lembrando sua ligação familiar com a região do Vale do Caí.

Após a missa, visitar um amigo de infância e se reunir com padres, o
bispo voltou para Criciúma, onde disse que ainda tem muito trabalho até o final do mês. Ele informou que deve retornar perto do dia 20 de julho, para ficar dois dias e conhecer mais de perto Montenegro e a região. "Vou girar por todas as paróquias. Serei bispo de toda a Diocese", informou. A posse do bispo na nova Diocese está prevista para o dia 6 de setembro.

FONTE: guilherme.baptista@fatonovo.com