PLANEJAMENTO E


Planejamento é fundamental na hora do casamento
Por Reinaldo Domingos
Apesar das conquistas das mulheres brasileiras nos últimos anos, uma coisa não mudou: se fizermos uma enquete, vamos nos deparar com uma realidade de que o sonho da maioria delas é encontrar um bom marido e ter um casamento de contos de fada. Mas, para se realizar esse sonho, além de arranjar o marido adequado, não podemos esquecer que isso tem um custo financeiro muito alto.

Muitas pessoas, ao pensarem em se casar, consideram somente a festa e acabam se esquecendo que existe muito mais do que isso. Os apaixonados precisam fazer todo um planejamento financeiro sempre levando em consideração o antes, o durante e, principalmente, o depois.

Um casamento não envolve apenas a festa. Por isso a preocupação com o casamento deve ter início muito antes do casamento, para não precisar correr contra o tempo na véspera da festa e nem gastar além do que deveria.

A organização da festa é outra etapa de gastos: aluguel do espaço, buffet, bebidas, ornamentação, roupa da noiva, do noivo, das damas de honra, igreja, contratação de padre ou pastor, foto, vídeo, bolo, doces, entre outros atributos de um casamento, mas sempre dentro das condições financeiras dos noivos. Muitos casais se endividam meses porque acabam gastando mais do que poderiam e não se planejam para a realização deste sonho.

Um bom casamento pode ser organizado com vários valores e para atingi-los basta fazer um bom planejamento e saber respeitar o seu limite financeiro. Se um casal decide trocar alianças, deve fazer um planejamento financeiro pelo menos com 18 meses de antecedência.

A etapa que sucede a festa é a mais importante de todas. A vida a dois deve ser muito bem planejada. O casal deve levar em consideração gastos que antes não precisavam se preocupar, como IPTU, conta de luz, água, compras de supermercado, ou seja, despesas básicas da realidade de qualquer casamento.

O planejamento é a base principal de uma vida financeira estável. Planeje com antecedência e realize todos os seus sonhos!

Reinaldo Domingos é colunista do site Endividado.com.
E-mail: reinaldo@disop.com.br