INTERNET NO BRASIL


As regras de conduta para os internautas
Ninguém é obrigado a seguir o código de bom comportamento da Internet, mas quem o utiliza mostra mais preparo na troca das mensagens.

Muita gente que envia mensagens ou participa dos sites de bate-papo pela Internet ainda não sabe, mas existe um código de etiqueta aceito pelos usuários mais experientes da rede. As normas são válidas para o mundo inteiro e estabelecem um padrão de cortesia para a correspondência eletrônica. As principais convenções estão no fichário acima, que não deve ser lido com grandes preocupações. Ele apenas lista o que de mais polido se pode empregar para manter uma troca de mensagens de alto nível pela Internet. Quem não as empregar não estará cometendo gafe alguma. Mas quem as utilizar mostrará refinamento acima do normal. No Brasil, há mais de 1 milhão de pessoas conectadas à Internet e, entre elas, metade usa a Internet preferencialmente para trocar mensagens. Milhares de novos usuários são cadastrados a cada semana. Uma pesquisa recente da Universidade Federal de Pernambuco mostra que, todo mês, mais de 65000 brasileiros se ligam à Internet. "A aceitação das regras tem crescido no Brasil", diz Antonio Tavares, presidente da associação que reúne as empresas provedoras de acesso à rede no país.

Como todas as regras de etiqueta, as da Internet são um conjunto de convenções que surgiram não se sabe bem como e caíram no gosto dos usuários mais experientes. Palavras escritas em letras maiúsculas, por exemplo, são tidas como ofensivas porque se convencionou considerá-las o equivalente eletrônico do grito. Outras normas apareceram porque os programas originais de troca de mensagens não ofereciam muitos recursos gráficos. A forma correta de grifar uma palavra ou frase nas mensagens eletrônicas é escrevê-las entre asteriscos. Finalmente, há as que se baseiam no respeito ao computador alheio. Mandar mensagens circulares é incorreto porque sobrecarrega a rede e o micro do destinatário.

As regras de etiqueta da Internet têm um lado polido e um lado muito prático. Uma das convenções de caráter prático é a que estabelece prazo máximo de 24 horas para o envio de resposta a uma mensagem recebida. Caso a resposta não chegue nesse prazo, o recomendado é não insistir. É uma informação valiosa para aqueles que ficam ansiosos quando a resposta a uma mensagem sua não vem e acabam repetindo a mensagem meia dúzia de vezes. O preenchimento correto do campo "assunto" também é uma regra útil, pois ajuda o destinatário a localizar as mensagens que ele arquivar. Evite ainda responder a uma mensagem com palavras soltas e curtas, como "sim", "não" ou "talvez". Elas demonstram certo desprezo pela mensagem enviada. A regra básica é: nunca mande uma mensagem que você não gostaria de receber.
Fonte:Veja