FRANGO


Frango congelado tem mais água que o permitido pela legislação
Água deve compor, no máximo, 6% do peso, mas muitas marcas ignoram o limite. Preço do produto subiu mais de 14% nos últimos 12 meses, segundo a Fipe.
Testes realizados pela Pro Teste, uma fundação de defesa do consumidor, mostram por que, muitas vezes, o frango congelado que o consumidor leva pra casa rende menos do que o esperado: é que as embalagens tem muito mais água do que deveriam.

Quem compra sempre percebe que o frango encareceu. Nos últimos 12 meses, o preço do frango aumentou 14,32%, segundo a Fipe. E o preço real pode ser ainda maior: testes feitos por uma associação de defesa do consumidor revelam que tem muita gente comprando frango e levando água pra casa.

A legislação permite que até 6% do peso seja água, mas os testes feitos revelam até 30% de água em algumas marcas de frango. E difícil não ser enganado: um teste mostra que, em todas as amostras, há mais água do que o permitido para frango congelado ou resfriado. A água pode ficar até empoçada na bandeja de isopor ou camuflada na embalagem de plástico.

“O consumidor está perdendo R$ 0,40 em cada produto. O fabricante está ganhando muito dinheiro em cima do consumidor”, avalia Maria Inês Dolci, coordenadora da Fundação Pro Teste.

Monitoramento
Depois de receber os resultados dos testes, o governo determinou que o frango seja monitorado pelo mesmo grupo de técnicos que vem trabalhando no combate à fraude do leite. Mas até que a situação melhore, o consumidor precisa estar atento.

“Depois da compra, o consumidor não deve abrir o saquinho, deve deixar descongelar. Se perceber que têm excesso de água, tem que reclamar no ministério da Agricultura ou na Vigilância Sanitária, e não comprar até que a situação seja melhorada”, orienta Maria Inês.

Fonte: G1