Pequenas mudanças de hábito – como ligar para o telefone fixo do parente antes de tentar o celular, por exemplo – podem redundar em economia significativa na conta mensal. Veja outras recomendações que ajudam a poupar.
• É possível comparar os preços de DDD e DDI das operadoras no site da Agência Nacional de Telecomunicações (www.anatel.gov.br).
• Muita gente esquece os horários em que as ligações locais, em telefone fixo, só custam um pulso, independentemente do tempo de conversa: da 0h às 6h da manhã em dias úteis, depois das 14h aos sábados e o dia todo nos domingos e feriados nacionais. Quem usa internet com conexão discada deve preferir esses horários e evitar conectar-se várias vezes – cada conexão custará um pulso a mais.
• Tome muito cuidado com os planos de tarifas das operadoras. A maioria só vale a pena se o usuário faz ligações interurbanas ou internacionais com muita freqüência e para os mesmos lugares. Examine detalhes como os descontos em horário comercial.
• As operadoras de celular Claro e TIM oferecem um serviço gratuito de envio de torpedos via internet. Uma mensagem poupa uma ligação.
• Ligar de um celular pós-pago para outro celular (pré ou pós-pago) pode sair mais barato que ligar de um fixo para um celular. Consulte os preços.
• Novas operadoras oferecem tarifas atraentes para conquistar mercado. Mas, antes de topar uma promoção de prazo curto, verifique se, encerrada a promoção, o que era barato não ficará caro.
• Desconfie de promoções que oferecem prêmios, como milhas para viajar. Em algumas, a ligação é mais cara que o normal e o usuário acaba pagando pela promoção.
• Cartões telefônicos podem ser vantajosos para pessoas que viajam bastante e fazem ligações curtas em horário comercial. A tarifa, cobrada somente após o sétimo segundo, é a mesma em qualquer horário.
• Se sua internet for de banda larga, instale um software de voz e peça aos amigos com quem mais conversa que façam o mesmo.
Comentários