POUPANÇA


Dicas para ser um Poupador
Por Everton Lopes
Não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas.

É preciso rever a forma como se relaciona com o dinheiro. (Difícil tarefa, pois somos bombardeados pelo consumo), somos induzidos a acreditar que “consumindo” seremos mais felizes. Para se transformar em um poupador é preciso estar preparado para uma mudança drástica.

Muitos pensam nesta mudança quando é tarde demais ou quando estão endividados ou até mesmo perderam o emprego.

Reflita sobre o seguinte: se não mudar a forma de como admistra o seu dinheiro, onde estará daqui a alguns anos? Se você não fizer nada, não terá a aposentadoria de seus sonhos. E este já é o incentivo para você começar a poupar.

Mas também não se transforme em um “Pão Duro”, procure o equilíbrio. Adie alguns sonhos, mas realize outros, senão você acaba desanimando.

Escreva em um caderno tudo o que você gastou e ao lado o porquê desta decisão (muitos concluem que estavam estressados ou tristes). Tente entender as razões por que seu dinheiro sai mais rápido do que entra.

Pesquisar preços é uma maneira de cortar gastos sem sacrifícios. Crie o hábito de poupar (evite o consumo por impulso).

Quando for ao shopping deixe em casa o cartão de crédito e o talão de cheque, levando apenas o dinheiro necessário para comprar o que você precisa.

É preciso ter cuidado com as compras on-line e por último. É preciso ter consciência e persistência para se transformar em um poupador.

Everton Lopes
FONTE: Endividado.com.