GÁS DE COZINHA 11%


Botijão de gás de cozinha subirá até 11%
Reajustes do diesel e da mão-de-obra elevam custos de revendas
Comprar gás de cozinha residencial ficará mais caro no Estado. Segundo revendedores do combustível, o preço do botijão de 13 quilos deve subir, até segunda-feira, entre 7% e 11%, conforme a revenda.

A razão é uma série de aumentos nos custos. A maior pressão vem do reajuste, no início do mês, do óleo diesel, um dos principais custos dos distribuidores e comerciantes.

Segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP) feita entre os dias 4 e 10, o diesel subiu 8,85% nos postos. Na planilha de custos dos revendedores de gás, esse é um dos mais importantes gastos, já que boa parte dos botijões é entregue a domicílio.

De acordo com levantamento de Zero Hora com revendas de seis das principais marcas de gás no Estado, o botijão de 13 quilos passou de R$ 36, em média, para R$ 39. Os preços, no mercado de gás, não são tabelados.

Além de o aumento do diesel ter provocado reajustes entre 5% e 10% pelas distribuidoras de gás, os preços ao consumidor refletem o aumento de cerca de 4% do dissídio da categoria.

Fonte: Zero Hora