ESTRESSE


Estresse extremo afeta 30% da população economicamente ativa, diz pesquisa
O burnout, nível mais alto de estresse, será abordado em congresso em junho em Porto Alegre


Existe um ponto de estresse extremo que atinge três em cada 10 trabalhadores brasileiros, segundo pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR). Esse ápice do transtorno, batizado como burnout (fogo descontrolado), pode ser devastador pessoalmente e profissionalmente porque afeta corpo e mente.

São vários os sinais do burnout: da sensação de incapacidade até a depressão profunda. Os reflexos incluem baixa produtividade, lesões e doenças freqüentes. Para as empresas, revela-se em números, pelo aumento nos custos médicos, assim como na concessão de mais licenças para tratamento médico e psicológico. Sinais de burnout na equipe.



O tema será abordado no congresso da Isma-BR, em junho, na Capital. Chegando-se ou não ao burnout, os impactos do estresse são freqüentes e podem estar afetando o seu colega do lado. Ou você.

Choro fácil, falta de esperança, insônia e depressão apontam uma carga elevada de tensão profissional, lista o coordenador do núcleo de saúde mental e do trabalho da Sociedade de Psiquiatria do Estado, Arthur Lima Netto.

Estresse ou burnout, a recomendação dos especialistas é que cada um — empresa e profissional — faça sua parte e não espere por uma solução que caia céu ou venha apenas de um dos lados.

— Se o problema fosse somente o chefe, não haveria na mesma equipe pessoas estressadas e outras de bem com a vida. Mas as organizações e os gestores têm muito a fazer, assim como os profissionais, individualmente — garante Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR.

Do ponto de vista pessoal, um dos problemas é não saber lidar com frustrações e erros a que todos estão sujeitos ao longo de um dia de trabalho. Para as organizações, o desafio é desestimular as horas extras, não tomando como exemplo o funcionário que fica uma eternidade dentro da empresa todos os dias. Isso não significa, necessariamente, fazer um bom trabalho.

O combate ao estresse requer medidas por parte dos profissionais e também o apoio das empresas.

Thiago Copetti | thiago.copetti@zerohora.com.br