TELEFONE CELULAR

Celular é mais nocivo à saúde do que cigarro, aponta pesquisa
O celular pode matar mais do que o cigarro. Isso é o que afirma um estudo realizada por um médico australiano, especialista em câncer, Vini Khurana, que considera que as pessoas deveriam diminuir ou evitar o uso desses aparelhos e que os fabricantes tomem atitudes para reduzir a exposição à radiação.

Na pesquisa, o médico, ganhador de 14 prêmios, analisou aproximadamente 100 estudos sobre o tema e, apesar de admitir que o celular pode salvar a vida de uma pessoa em uma situação de emergência, alertou para a existência de fatos que indicam a relação do uso do aparelho com tumores cerebrais.

Cigarros

Khurana, em sua pesquisa, fez a comparação com o cigarro, por afirmar que atualmente 3 bilhões de pessoas usam celulares, número três vezes maior do que o de fumantes, em todo o mundo.

Para o médico, ainda não há mais dados sobre o assunto, devido ao fato de que a popularização dos celulares é recente. Mas, como o período de incubação do câncer dura de 10 a 12 anos, é possível que a sociedade veja aumentar a incidência dessa doença em alguns anos.

Em janeiro deste ano, o governo francês pediu que as famílias utilizassem o telefone móvel com mais prudência, principalmente as crianças, apesar de não ter nenhuma comprovação científica dos malefícios da tecnologia.

Fonte: Idec