PLANOS DE SAÚDE

Abramge pede suspensão de novas regras para planos de saúde na Serra
Operadoras garantem que cumprirão novas obrigações, mas aguardam decisão judicial

A inclusão de cem novos procedimentos cobertos pelos planos de saúde gerou protestos por parte das operadoras, que aguardam decisão judicial sobre um pedido nacional de liminar buscando suspender as regras recém-criadas. Como ainda não há parecer da Justiça, todos os planos da serra gaúcha devem oferecer, a partir de quarta-feira, os novos serviços aos clientes.

Na segunda-feira da semana passada, a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal do Rio de Janeiro pedindo a suspensão da resolução da ANS. No mesmo dia, a Unimed do Brasil e outras entidades cooperativistas de saúde entraram com pedido semelhante. Até hoje, não havia decisão sobre nenhuma das solicitações.

A ANS defende que não haverá desequilíbrio financeiro das empresas, mas promete avaliar durante um ano o mercado para estudar se, em 2009, algum aumento poderá ser repassado devido aos novos procedimentos. O próximo acréscimo dos planos, previsto para maio, não levará em conta a resolução que entra em vigor amanhã.

O presidente da Unimed Nordeste-RS, Antonio Oliveira Quevedo, avalia que a medida, ao contrário do que prevê a ANS, trará aumento de custos para as operadoras. A Abramge calcula que os planos terão uma alta entre 8% a 10%.

— Nossa diretoria concorda em qualificar o atendimento, não discutimos isso. Nós discutimos a legalidade do ato. Não existe retroatividade em leis — avalia Quevedo.

Opinião semelhante tem o diretor-executivo de serviços corporativos do Grupo Fátima, Roberto Zottis. Segundo ele, até que saia decisão contrária, os cerca de 60 mil clientes do Plano Fátima serão atendidos dentro da nova norma.

A direção do plano Círculo prefere não se manifestar enquanto não sair decisão judicial referente ao mandato da Abramge, mas garante que os clientes interessados nos novos procedimentos serão atendidos. O Pioneiro tentou contato na tarde de hoje com a direção do plano Tacchimed, mas não obteve retorno.

Clientes dos planos de saúde devem procurar as centrais de atendimento ao consumidor para tirar dúvidas sobre os novos procedimentos.

Unimed: 0800-512100
Círculo: 0800-7090000 ou (54) 2101-0000
Fátima: (54) 2108-8882 ou 2108-8836
Tacchimed: (54) 3455-4333

FONTE : PIONEIRO