IMPOSTOS

Brasileiro trabalha metade da vida só para pagar impostos
Brasília - Os brasileiros nascidos este ano gastarão mais da metade da expectativa de vida para arcar com o pagamento de tributos. A conclusão é de um estudo divulgado nesta segunda-feira, em São Paulo, pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Segundo o instituto, esses cidadãos têm hoje uma expectativa de vida de 72 anos e quatro meses. Do total deste tempo, porém, trabalharão, em média, 36 anos e quatro meses só pagar arcar com a carga tributária que incide sobre sua renda, bens e consumo.

`Há uma inversão entre o Estado e o cidadão`, criticou o presidente do IBPT, Gilberto do Amaral, durante a apresentação do estudo. `O financiamento do Poder Público tornou-se mais importante que a vida do próprio trabalhador`, completou.

O tributarista disse que os cálculos do IBPT foram baseados em dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Receita Federal. Segundo ele, outros levantamentos também realizados com informações dos dois órgãos comprovam como a carga tributária vem subindo com o passar dos anos.

O IBPT aponta que em 1986 cada brasileiro trabalhava dois meses e 22 dias por ano para pagar seus impostos; em 2000, passou a trabalhar quatro meses e um dia; e atualmente trabalha quatro meses e 28 dias, ou seja, 148 dias por ano para pagar tributos.

De acordo com o estudo, este ano o brasileiro trabalhará até 27 de maio para pagar impostos, taxas e contribuições.

Fonte: O Dia