CARTEIRA DE TRABALHO

Carteira de Trabalho muda na quarta-feira
por Eric Fujita - Diário de SP

- O Ministério do Trabalho apresenta, nesta quarta-feira, a nova Carteira de Trabalho, que chegará aos empregados do país com uma série de inovações tecnológicas. A partir de agora, o documento terá características semelhantes a de um passaporte, com marca d`água nas folhas, além de papéis plastificados. Junto, também virá um cartão magnético, que conterá todo o histórico profissional do trabalhador.

A carteira passará a ser emitida a partir da próxima sexta-feira, informou, segunda-feira, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. A apresentação ocorrerá na Sede da Superintendência Regional do Trabalho (antiga DRT-SP). São Paulo foi escolhida para o evento porque será o primeiro estado a contar com esse novo material.

- Escolhemos o estado (de São Paulo) porque é a maior geradora de empregos do país. Quase 50% das vagas criadas no primeiro trimestre vieram daqui - justificou. Lupi participou das homenagens em favor das vítimas de acidentes de trabalho. O evento ocorreu na sede da Fundacentro, na capital.

No dia do Trabalho
De acordo com Lupi, o novo documento será apresentado durante os eventos organizados pelas centrais sindicais em comemoração ao Dia do Trabalho, na próxima quinta-feira. O objetivo das alterações, segundo Lupi, é evitar a incidência de fraudes.

- A idéia inicial é emitir (a carteira) para os novos profissionais que ingressam no mercado de trabalho. Em seguida, colocaremos à disposição dos trabalhadores que já têm a carteira antiga - adiantou.

A nova carteira contará com uma capa mais resistente e voltará a ter a cor azul.

O documento será verde no caso dos estrangeiros. O cartão magnético conterá dados para consulta do titular. Nesta relação, destacam-se o valor do Programa de Integração Social (PIS), o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o tempo de aposentadoria.

Com sindicalistas
Após o evento da Fundacentro, Lupi recebeu sindicalistas da Força Sindical, que pediram a redução da jornada de trabalho, sem diminuir salários, e a proibição das demissões sem motivo. O ministro se comprometeu a agilizar as discussões.

Fonte: O Globo