BRAZIL

Brasil pode estar "começando a fazer a diferença no mundo", diz revista britânica
Publicação alerta para alto custo de extração em novos campos de petróleo

Um artigo publicado nesta quinta-feira na revista semanal britânica The Economist afirma que o Brasil é uma "superpotência econômica" e que possivelmente o país pode virar uma potência de petróleo.

No editorial intitulado "Uma superpotência econômica, e agora com petróleo também" (versão em inglês), a revista afirma que "há motivos para se acreditar que a potência econômica da América do Sul de 190 milhões de habitantes está começando a fazer a diferença no mundo". A revista compara os índices de crescimento do Brasil com os de Rússia, Índia e China, mas ressalta que todos vivem realidades diferentes. China e Índia, por exemplo, são considerados mais pobres, o que explica números expressivos.

— É muito mais difícil para um país de média renda, como o Brasil, crescer neste ritmo — diz a revista.

Além do editorial, o Brasil também é destaque em outros dois artigos da edição desta semana da revista. No texto "Os prazeres do tédio" (em inglês), a revista diz que o Brasil cuidou dos três maiores problemas que causaram a crise dos anos 1980: inflação, dívida e democracia. Já no artigo intitulado "Mais recompensa" (em inglês), a revista diz que as informações de que o Brasil teria descoberto mais petróleo devem gerar grande alegria no governo, embora alerte que os custos de uma possível extração serão altos, devido a peculiaridades técnicas.