ATITUDE ECOLÓGICA: MAIS A PRÁTICA DO QUE A CONSCIENTIZAÇÃO

Atitudes simples ajudam a economizar nas contas e preservar o ambiente


Com a vida corrida e o advento interminável de aparelhos domésticos para facilitar as tarefas diárias, parece cada vez mais difícil economizar nas contas de água e luz.

Contudo, algumas atitudes simples podem ajudar a reduzir os gastos e ainda preservar o meio ambiente. Confira abaixo dicas da empresa do mercado imobiliário Vai Direto (www.vaidireto.com.br).

Na cozinha e área de serviço
Evitar deixar a geladeira próxima do fogão ou de janelas e procurar manter a temperatura interna do refrigerador acima de 5 graus diminuem o consumo energético em até 7%. E se você é daqueles que gostam de decidir na hora o que pegar na geladeira, mude o quanto antes, já que aberto, o aparelho consome mais energia para manter a temperatura.

Na hora de lavar roupas e calçadas, também é preciso ficar atento. Cada lavagem de roupas na máquina consome, em média, 150 litros de água; por isso, é importante usá-la somente quando estiver cheia. No que diz respeito à limpeza com mangueira, em 15 minutos, pode-se gastar cerca de 280 litros de água. Por isso, a vassoura seria uma opção mais viável.

Outra maneira de economizar é trocando a mangueira pelo balde ao lavar o carro. Utilizando a mangueira, se gasta, em média, 570 litros de água. Com a troca, o gasto será um décimo disso.

Outras dicas

Troque a descarga com válvula (que gasta de 10 a 30 litros quando acionada), por aquela que acompanha caixa de 6 litros de água e, na hora de tomar banho, evite os horários de maior consumo, entre 18h e 19h30, ou entre 19h e 20h30, no horário de verão.

Assim como a troca da válvula da descarga, a substituição das lâmpadas incandescentes por iluminação natural ou pelas lâmpadas fluorescentes também é recomendável. As fluorescentes gastam quatro vezes menos e duram mais.

Por fim, não se esqueça de sempre verificar a existência de vazamentos. Jogar cinzas no fundo do vaso sanitário é um bom truque que pode ajudar a detectá-los.

Fonte: Infomoney