A ARTE DE VENDER

Características do bom vendedor

Quando falo das características de um bom vendedor, há uma que sempre vem em primeiro lugar: a integridade. De nada adianta saber se comunicar, transmitir entusiasmo e convicção, criar empatia com o cliente se essa relação não for baseada na honestidade e na transparência. Se o cliente sentir que foi enganado, ele não vai se lembrar da pessoa que lhe vendeu gato por lebre como um excelente vendedor: vai lembrar-se dela como o sujeito que tentou lhe passar a perna. E com uma reputação dessas, é difícil – se não for impossível – construir uma carreira de sucesso.

Às vezes nos deparamos com um dilema. Somos honestos, mas a empresa na qual trabalhamos não é. Seja por problemas de caráter de seus dirigentes, seja por problemas estruturais, a empresa não é capaz de cumprir o que promete. Em situações assim, não resolve nada dizer que “a culpa não é minha, é da empresa”. Se você procura o cliente como representante de uma empresa desse tipo, então a responsabilidade também é sua. Nesses casos, a única alternativa é procurar trabalho em outro lugar. Isso pode não ser fácil. Afinal, todos nós estamos sujeitos a pressões econômicas. Porém, é preciso lembrar que encontrar um novo trabalho não é tão difícil quanto reconstruir uma reputação abalada.