PÁSCOA

Lojistas se preparam para vender 11 milhões de ovos de chocolate e repetir o desempenho alcançado em 2007

Os primeiros sinais da proximidade da Páscoa, que este ano será celebrada no dia 23 de março, começam a surgir no comércio. Timidamente, ovos e coelhos de chocolate estão dando um novo colorido às gôndolas e prateleiras de supermercados e lojas de departamento.

Dos 750 supermercados de médio e grande porte associados à Agas, alguns driblam a alta temperatura com sistemas de refrigeração e apostam na exposição antecipada dos produtos.

- A maioria dos supermercados deixará para expor grandes quantidades de chocolates na última semana de fevereiro, mas já começam a demonstração de produtos mais resistentes ao calor - informa Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas).

Também já há lojas de grande porte ou já preparando as estruturas para colocar em demonstração os vários tipos de chocolates, principalmente grandes embalagens abrigando ovos e coelhos, os prediletos das crianças, ou já com as guloseimas expostas.

A expectativa é de que as vendas terão o mesmo desempenho de 2007, segundo o presidente da Agas, conseqüência do feriado ser comemorado na última semana do mês, quando a maioria dos consumidores ainda não recebeu seus salários.

Na Páscoa de 2007, que ocorreu em abril, foram vendidos 11 milhões de ovos de chocolate no Estado, segundo a entidade, um crescimento 15% superior a 2006. Em 2008, as vendas devem ficar, no mínimo, no mesmo patamar.

Segundo Longo, a indústria não deve aumentar a produção, justamente em razão do calor, que diminui o consumo de chocolate, apontam pesquisas. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicad) falará sobre as expectativas de vendas nesta Páscoa somente na próxima quarta-feira.

A Agas está realizando uma pesquisa com 200 consumidores e 30 supermercadistas para avaliar a expectativa de compra e venda de chocolates neste ano. Os dados serão divulgados no dia 18 de fevereiro.

FONTE:zerohora.com