MONTENEGRO/RS

Montenegro irá sediar Conferência Municipal da Juventude

Com o objetivo de discutir o papel do jovem na sociedade moderna, Montenegro irá realizar a 1ª Conferência Municipal da Juventude. O evento acontece nesta sexta-feira (dia 08/02), no Ginásio Normélio Petry (Azulão), no Parque Centenário, a partir das 8 horas.
Além da realização de palestras, o encontro irá discutir e de bater com os jovens seus anseios e necessidades, propondo projetos e alternativas voltadas para este público, apontando problemas e buscando soluções. Também será efetivado o Conselho Municipal da Juventude, com a indicação dos conselheiros. Ainda serão eleitos dois delegados que participarão das Conferências Estadual e Nacional.
Em outubro do ano passado, o Prefeito Percival de Oliveira apresentou projeto de lei criando o Conselho Municipal de Juventude, servindo como canal de comunicação com o Poder Público. O Conselho será composto por 10 membros. Cinco serão representantes do Poder Público, nomeados pelo Prefeito, e com ligações na cultura, desporto, saúde, trabalho e segurança. Os outros serão representantes da sociedade civil, eleitos na Conferência Municipal da Juventude.
A conferência será realizada a cada dois anos, com a finalidade de avaliar a situação da população jovem do Município e formular propostas para as políticas voltadas para a juventude e promover a realização das eleições para os membros do Conselho, representantes da sociedade civil.
Confira a programação:
08h: Credenciamento;
09h: Abertura oficial e formação da mesa;
09h30: Mesa-redonda com os painelistas Ivanor Dannebrock (Montenegro) e Mauro dos Santos (Cachoeirinha).
11h: Formação dos grupos de trabalho (GT’s) e discussão das temáticas:
1) Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional;
2) Parâmetros e diretrizes da Política Nacional de Juventude;
3) Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude;
12h30 às 13h30: Intervalo para o almoço;
13h30: Sistematização do trabalho dos GT’s;
15h: Apresentação e eleição dos membros do Conselho Municipal da Juventude;
16h: Eleição dos delegados para a Conferência Estadual da Juventude;
16h30: Encerramento.
FONTE: www.montenegro.rs.gov.br