GUARDA MUNICIPAL

Pistolas lançam dardos condutores de corrente elétrica capazes de tombar facilmente uma pessoa

Caxias do Sul - A Guarda Municipal caxiense contará com uma nova arma para proteger o patrimônio público do município e auxiliar a Brigada Militar (BM) na prevenção de delitos. Hoje à tarde a corporação receberá 13 pistolas Taser M26, armamento não-letal que dispara dardos condutores de corrente elétrica capazes de tombar e neutralizar uma pessoa (veja quadro). Com a aprovação dos 26 servidores que passam por curso de formação, as pistolas passarão a ser empregadas pelos guardas em áreas consideradas problemáticas pela corporação. Não há previsão para as armas entrarem em funcionamento.

O equipamento americano, avaliado em R$ 50 mil, foi adquirido pela Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Caxias do Sul é a segunda cidade do Estado a utilizar esses equipamentos. Em Vacaria, as Taser são empregadas desde julho de 2007 (leia mais abaixo).

O titular da secretaria caxiense, Roberto Louzada, explica que as "armas de choque", como são popularmente chamadas, são uma alternativa para a proteção do patrimônio público e dos próprios guardas, que ainda não podem utilizar armas como revólveres e pistolas. Os servidores estão passando por exames e cursos para se adequar às determinações do Estatuto do Desarmamento para usar armas letais durante o serviço. Também será necessário criar uma corregedoria e uma ouvidoria antes do emprego de armas de fogo pelos servidores. Esse trâmite deve ser encerrado até a metade deste ano.

- A Guarda Municipal conta com 200 pessoas no efetivo, mas apenas 26 serão capacitadas para utilizar as armas não-letais neste primeiro momento. Queremos oferecer mais segurança em pontos apontados como de maior risco, como áreas verdes, algumas escolas (a secretaria não revela quais os colégios) e nas praças - explica Louzada.

Além de ser empregada em alguns dos 50 pontos de vigilância da GM, as Taser M26 podem ser usadas pelos guardas, conforme do diretor de segurança do órgão municipal, Álvaro Moreira do Nascimento, como incremento ao policiamento ostensivo da BM.

- Temos viaturas circulando o dia todo pela cidade. Se um guarda se deparar com uma ocorrência, poderá intervir com a ajuda do armamento - afirma.

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), tenente-coronel Daniel Ramatis, diz que todo reforço à segurança é bem-vindo, principalmente pelo fato de a presença física da Guarda auxiliar na prevenção de crimes.

- Como um gerente na área de segurança, invejo a agilidade do município em conseguir implementar projetos para a modernização das operações - avaliou o oficial.

FONTE: guilherme.pulita@jornalpioneiro.com.br