IPTU

IPTU completa 200 anos
Os entusiastas do IPTU, se existirem, devem estar decepcionados com um acaso histórico. O imposto será boicotado no Rio logo no ano que em completa dois séculos de existência. A décima urbana, como era conhecido no início do século 19, foi criada em alvará pelo príncipe-regente dom João VI no dia 27 de junho de 1808. A intenção do tributo era criar um fundo de investimento para vilas e cidades.

Embora a taxa cobrada correspondesse a 10% do valor da propriedade, ninguém pensava em boicote. Pudera: era a polícia que batia de porta em porta para arrecadar o dinheiro.

Para o historiador Milton Teixeira, a família real fez jus ao que arrecadou. Entre as realizações do príncipe-regente, em parte financiadas pela décima urbana, estão o Jardim Botânico, a criação de escolas de ensino superior e do Banco do Brasil.

`De João a Cesar Maia, o IPTU percorreu uma trajetória muito grande. Um construiu tanta coisa, o outro está acabando com tudo`, compara Teixeira, adepto do boicote ao imposto. E que dom João não se revire no túmulo.