GINECOLOGISTA

Gravidez inesperada atinge 68% das mulheres: como se planejar financeiramente?
SÃO PAULO - De acordo com pesquisa realizada pelo Hospital do Servidor Público Estadual, ligado à Secretária da Saúde, 68% das 344 mulheres ouvidas não planejaram a gravidez. A ginecologista e autora da pesquisa, Eliza Yoshiko Kochi Silva, disse que os números comprovam que, apesar de toda a informação disponível, as mulheres não se previnem.

Um dado que chamou a atenção foi o de que 90% das entrevistadas têm tempo de estudo superior a oito anos e nível socioeconômico delas foi considerado bom. `Esse indicador revela a importância de se adotar medidas de conscientização sobre planejamento familiar`.

Para a pesquisadora, mais grave ainda é o fato de muitas grávidas não estarem preparadas para a maternidade e as mudanças decorrentes da gestação. A gravidez pode ter acontecido sem planejamento, mas, a partir de agora, essa palavra deve constar no seu dia-a-dia, principalmente no que diz respeito ao seu orçamento.

Antes do bebê: cuidado com os gastos!

Antes da chegada do bebê, existem alguns pontos a analisar, como o plano de saúde. A escolha correta e a busca por informações podem diminuir as despesas com parto, vacinas e consultas. Quanto você paga pelo plano e qual será a mudança com o nascimento do bebê? O convênio aceita a inclusão de dependentes ou os planos são individuais? Verifique os prazos de carência, se o casal já tem direito à cobertura de parto, internação e exames específicos. Confira ainda se a criança estará inclusa nestes prazos ou se estará sujeita a novas regras.

Outra despesa, que terá um valor maior, é com relação às condições da casa. Tem espaço para mais uma pessoa? Pequenas reformas ou uma possível mudança impactarão em seu bolso. Por isso, pense bem antes de tomar a decisão e de comprar por impulso itens espaçosos, como carrinho de passeio, bebê-conforto, banheira e trocador, por exemplo.

Além do espaço para guardá-los, você precisará se organizar para adquirir estes produtos, o que significa despesa extra! Portanto, mesmo com a ajuda dos avós, padrinhos e tios, que não deve ser pouca, você terá de arcar com algumas alterações no seu bolso. Controle os gastos!

Orçamento em dia

Com relação ao orçamento, inicie com a organização, escolhendo um local para guardar suas contas. Depois disso, some quanto gasta por mês. Caso seja muito abaixo do seu salário, conseguirá lidar com a situação melhor do que pensava. Agora, é hora de pensar nas dívidas. Se as têm, é melhor quitar o quanto antes.

Se o salário não dá para as despesas mensais, esse é o momento de pensar em alternativas. Cortar gastos extras e rever certos costumes pode gerar uma economia suficiente para acertar suas contas.

E depois?

Alguém desavisado poderá achar que criar um bebê, no início, não representará muitos custos, já que dependerá apenas do leite materno e os gastos estarão mais relacionados à compra de fraldas. Mas não é bem assim! Além dos pacotes e pacotes do produto, caso opte pelo descartável, são necessários remédios, vitaminas, vacinas e, em alguns casos, muito leite em pó.

Com a chegada do `herdeiro`, esses e outros itens integrarão sua lista de compras e serão sua prioridade por um certo tempo. Depois da gravidez, pode ser que a capacidade de fazer dinheiro diminua, com o afastamento do trabalho. Por isso, não deixe de fazer uma tabela com os gastos e as receitas. `Não perca de vista para onde o seu dinheiro está indo`.

De acordo com a consultora financeira Eliana Bussinger, o orçamento deve ser dinâmico após o nascimento do bebê, porque o que é essencial em um mês pode não ser no outro. `É preciso colocar uma coluna do futuro, de previsões de gastos com roupinhas, escola, viagens, lazer, alimentação, para ter uma noção de quanto será o gasto e correr atrás do dinheiro`.

Fonte: InfoPessoal.