SAÚDE

Projeto “Pequenos Vigilantes” recebe reconhecimento com doação de equipamentos do Estado



O Projeto “Pequenos Vigilantes”, desenvolvido pelo Serviço de Vigilância Sanitária de Montenegro, recebeu na tarde de ontem (dia 20/12) uma doação de equipamentos áudio-visuais da Secretaria Estadual de Saúde. Foram entregues uma impressora multifuncional, um monitor, uma CPU, um teclado, um home theater e um projetor multimídia. A entrega ocorreu no Palácio Rio Branco, com a presença do Prefeito Percival Souza de Oliveira, do Secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, do Coordenador Adjunto de Vigilância Sanitária do Estado, Domingos Leite Neto, do Chefe do Serviço de Vigilância Sanitária, Eron Zirbes e da nutricionaista especialista em Saúde Pública, que desenvolve o projeto “Pequenos Vigilantes” em Montenegro, Silvana Schons.



O pedido de equipamentos foi feito, durante o 1º Encontro Estadual de Vigilância em Saúde, na Assembléia Legislativa, em março de 2006. O projeto recebeu destaque como uma experiência bem sucedida na área da Vigilância Sanitária. “Com os novos equipamentos o projeto poderá ser aprimorado, de modo que possam ser desenvolvidas atividades com maior qualidade áudio-visual, ficando mais atrativo, principalmente para o público infantil”, explica Silvana.



Osmar Terra destaca o trabalho realizado pela Vigilância Sanitária na cidade. “O projeto “Pequenos Vigilantes” precisa ser imitado por municípios de todo o Estado, pois, necessitamos de programas inovadores e transformadores como este aqui” afirma Terra.



Para o coordenador Adjunto da Vigilância Sanitária do Estado, o trabalho é pioneiro no Brasil. “Ele está transformando a velha polícia sanitária em cidadãos educados e conscientes dos seus direitos e deveres. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – AMVISA reconhece este trabalho”, destaca Domingos Leite Neto.



Na ocasião, Domingues informou que Silvana será convidada de honra para compor um grupo de estudos no Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVIS, para que este trabalho possa ser desenvolvido por todo Estado.



“Hoje vejo concretizar-se duas crenças pessoais que sempre tive como servidora pública ao longo deste 20 anos: Primeiro, que em se tratando de serviço público é possível quebrarmos o paradigma do serviço lento, burocrático e penalizado e que é possível construirmos juntos um novo conceito de um serviço simplificado, eficiente e eficaz especialmente se tratando de Saúde Pública. Segundo, que a educação é o caminho para todas as conquistas, inclusive conquistas em Saúde Pública” diz a idealizadora do projeto, Silvana Schons.