CARTEIRA DE TRABALHO

Governo lança nova carteira de trabalho em maio de 2008
Documento virá acompanhado de cartão magnético com todas as informações do trabalhador

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou na sexta, dia 28, que a partir do ano que vem o trabalhador terá um novo modelo de carteira de trabalho. O documento será lançado no Dia do Trabalho, em 1º de maio. Segundo Lupi, a nova carteira virá acompanhada de um cartão magnético com todas as informações do trabalhador.

— A carteira de trabalho vai ficar muito parecida com o passaporte, com aquela marca d'água para evitar qualquer violação e falsificação. Com a carteira, virá um cartão eletrônico com todo o histórico da vida do trabalhador, como saldo do Fundo de Garantia, saldo do INSS, tempo de aposentadoria. Um controle disso tudo para que não haja fraude — explicou o ministro.

A idéia é que a solicitação da carteira de trabalho também seja feita por meio da internet, para agilizar a emissão do documento, informou Lupi. Ele visitou duas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para avaliar a qualidade dos serviços prestados à população, como a agilidade na emissão da carteira e a capacitação dos servidores.

AGÊNCIA BRASIL