CAPACETE

Trânsito
Mudam as regras para uso de capacetes
Entre as normas, está a exigência de colocação de faixas adesivas que refletem luz e protegem o motociclista

Entra em vigor nesta terça-feira a resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que normatiza o uso de capacetes para quem anda sobre duas rodas.

A norma torna obrigatório o uso de adesivos refletivos nas partes laterias e traseira e selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) nos capacetes. Também fica proibida a colocação de película nas viseiras ou o uso de viseiras escuras durante a noite.

Opresidente da Associação Brasileira de Motociclistas, Lucas Pimentel, considerou as normas importantes para garantir a segurança dos motociclistas. Para ele, o uso do adesivo no capacete garante visibilidade aos motoristas.

- Mesmo sem a incidência direta da luz dos faróis dos automóveis no capacete, com a iluminação difusa da via pública o motorista percebe claramente a diferença entre quem está com o selo no capacete e quem não está. O motociclista que anda com capacete sem o adesivo desaparece, o motorista tem muita dificuldade de visualizá-lo - disse.

Conforme levantamento de Zero Hora, no verão passado, as motos se envolveram em 29,8% dos acidentes com morte no Estado. Em Porto Alegre, onde circula a maior parte das 700 mil motos gaúchas (cerca de 10% da frota nacional), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vem distribuindo folhetos, adesivos e cartilhas esclarecendo condutores e usuários de motos a respeito da medida há cerca de um ano. Mas apesar das campanhas, os primeiros dias de vigência da norma ainda serão de informação.

- Nos primeiros dias, vamos lembrar que o prazo acabou e que é necessário se adaptar às novas normas. Depois sim, vamos multar - avisa José Wilmar Govinatzki, diretor de trânsito e circulação da EPTC.

Conforme o diretor do Denatran, Alfredo Peres, não usar capacete é falta gravíssima, com suspensão da carteira de motorista. E usar capacete de acordo com as normas do Inmetro, mas sem o selo ou sem a faixa refletiva, resulta em infração grave e o motorista terá o veículo retido até a regularização.