ALIMENTOS

Dicas para uma alimentação saudável:

* A maioria das intoxicações ocorre por cuidados higiênicos inadequados ou falha no processamento dos alimentos.
* A desidratação é a conseqüência mais comum, e casos fatais podem acontecerem se a bactéria for do tipo invasiva.
* É necessário redobrar os cuidados com a higiene pessoal (principalmente das mãos) após usar o banheiro, lavar muito bem frutas e legumes consumidos crus e cozinhar bastante os alimentos principalmente de origem animal, como carne, leite e ovos.
* Alimentos cozidos e uma vez servidos devem ser novamente cozidos para depois serem guardados sob refrigeração, ou, caso contrário, devem ser desprezados.
* Não se deve cortar legumes e verduras com a mesma faca e tábua usadas no corte da carne sem antes serem bem lavadas.
* As “tábuas” e utensílios de cozinha que forem de madeira devem ser higienizados devidamente e secos antes de serem guardados.
* Alimentos para crianças, uma vez manipulados, não devem ser reutilizados.
* Os alimentos pasteurizados, como sucos e leites, uma vez abertos, devem ser consumidos rapidamente. Já o leite deve ser fervido antes do segundo consumo, mesmo que tenha sido guardado sob refrigeração.
* As mãos que manipularam carnes ou peixes crus deve ser lavada antes de mexer em frutas e verduras que serão consumidas cruas.
* Na praia, beba apenas água de procedência e fonte seguras, bem como alimentos cozidos, e utilize embalagens individualizadas e descartáveis em eventos coletivos.
* Mantenha a temperatura do refrigerador abaixo de 4 graus centígrados. Isto irá retardar o crescimento das bactérias. Esse crescimento ocorre muito rapidamente, entre 16 e 45 graus centígrados, e mais lentamente entre 5 e 15 graus. É ainda importante lembrar que o congelamento não mata as bactérias, mas o seu crescimento fica inibido em temperaturas extremamente baixas. Mantenha o freezer com uma temperatura regulada entre 12 e 15 graus centígrados negativos.
* As temperaturas que evitam contaminações são abaixo de 4º C e acima de 65º C.