Ceia de Natal vai ficar mais caro neste ano
Neila Baldi e Wilson Gotardello Filho
Gazeta Mercantil
O Natal de 2007 tende a ser mais salgado que o do ano passado para produtos nacionais. As indústrias de aves e suínos planejam reajustar os preços dos produtos das festas de fim de ano acima de 10% por conta da demanda e do aumento dos insumos. Por motivos semelhantes, fabricantes de panenotes colocaram o produto nos supermercados com valores de 3% a 10% mais altos que os cobrados em 2006.
`Quem pagar o prêmio melhor leva`, diz Sérgio Fonseca, diretor de vendas no Brasil da Sadia, referindo-se à concorrência entre os mercados doméstico e internacional. Segundo ele, no caso dos suínos a demanda chinesa pode fazer com que parte da produção seja exportada e o consumidor brasileiro tenha de pagar mais. Além disso, as carnes ficaram mais caras devido a insumos como o milho, que subiu mais de 50% em 2007.
Para os panetones, o vilão foi o trigo, que subiu 90% neste ano. A Arcor elevou seus preços em 10 %. `Apesar de significativo, esse aumento não deve alterar o hábito das pessoas`, afirma Rodrigo Peçanha, gerente de marketing de biscoitos e panificados da empresa.
A valorização do real pode minimizar a conta da ceia, com a substituição das carnes por bacalhau, além de colocar mais frutas importadas na refeição. `Se a indústria aumentar os preços acima do crescimento da massa salarial, o consumidor troca de produto`, diz Fábio Silveira, economista da RC Consultores.
Fonte: Redação Terra
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Neila Baldi e Wilson Gotardello Filho
Gazeta Mercantil
O Natal de 2007 tende a ser mais salgado que o do ano passado para produtos nacionais. As indústrias de aves e suínos planejam reajustar os preços dos produtos das festas de fim de ano acima de 10% por conta da demanda e do aumento dos insumos. Por motivos semelhantes, fabricantes de panenotes colocaram o produto nos supermercados com valores de 3% a 10% mais altos que os cobrados em 2006.
`Quem pagar o prêmio melhor leva`, diz Sérgio Fonseca, diretor de vendas no Brasil da Sadia, referindo-se à concorrência entre os mercados doméstico e internacional. Segundo ele, no caso dos suínos a demanda chinesa pode fazer com que parte da produção seja exportada e o consumidor brasileiro tenha de pagar mais. Além disso, as carnes ficaram mais caras devido a insumos como o milho, que subiu mais de 50% em 2007.
Para os panetones, o vilão foi o trigo, que subiu 90% neste ano. A Arcor elevou seus preços em 10 %. `Apesar de significativo, esse aumento não deve alterar o hábito das pessoas`, afirma Rodrigo Peçanha, gerente de marketing de biscoitos e panificados da empresa.
A valorização do real pode minimizar a conta da ceia, com a substituição das carnes por bacalhau, além de colocar mais frutas importadas na refeição. `Se a indústria aumentar os preços acima do crescimento da massa salarial, o consumidor troca de produto`, diz Fábio Silveira, economista da RC Consultores.
Fonte: Redação Terra
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