LULA

Plebiscito pode decidir 3º mandato de Lula
Uma reportagem publicada nesta sexta-feira na edição online do jornal espanhol El País afirma que a discussão sobre um possível terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já `está nas ruas`.
Sob o título `Lula três`, o texto sugere que o assunto poderia ser decidido pela via do plebiscito, e que outra possibilidade, descartada por Lula neste momento, consistiria em apontar a primeira-dama Marisa Letícia para a corrida presidencial, a exemplo do que ocorreu na Argentina.
A matéria faz referência a um projeto recentemente desengavetado no Congresso Nacional, que permitiria ao presidente convocar plebiscitos para decidir sobre questões importantes, como a possibilidade de reeleição indefinida.
Segundo o correspondente do diário no Rio de Janeiro, Juan Arias, Lula tem evitado iniciar o debate sobre a `re-reeleição`, porque teme ser associado ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que defende a renovação indefinida de mandatos no seu país.
No Brasil, diz o correspondente, `já existem pesquisas de opinião, que não saem a público, para medir a percentagem de cidadãos que desejariam que Lula continuasse no poder`. O repórter não esclarece que pesquisas seriam essas.
O texto faz referência a um debate iniciado pelo prefeito do Rio, o integrante do partido Democratas César Maia, que há algumas semanas acusou o governo Lula de passar mensagens `subliminares` com o número 3 em uma campanha de marketing do Banco do Brasil.
É certo que o número três, como publicidade subliminar de `Lula três`, já está em marcha, e aparece em diversos anúncios de Estado`, diz o El País.
Dessa maneira, se amanhã houver a possibilidade de um `Lula três`, através de um referendo, por exemplo, parte do trabalho já estaria feita.`
O diário espanhol lembra que Lula já admitiu que continuará na política, e que poderia voltar a se candidatar nas eleições de 2014. `Isso, no pior cenário para ele`, diz o jornal.
Fonte: BBC Brasil, 3 de novembro de 2007