TRATAMENTO DE ESGOTO

Reunião trata de projeto sobre tratamento de esgoto sanitário
Durante a tarde desta quarta-feira (31/10) ocorreu reunião no Gabinete do Prefeito Municipal para tratar do andamento do projeto que contempla a execução de um sistema de tratamento de esgoto sanitário no município. Participaram da reunião o prefeito Percival de Oliveira, o Diretor de Meio Ambiente, André Venâncio, a Diretora de Saneamento Urbanismo (DSU), Daiane Korndörfer Coelho, representantes da CORSAN e da empresa responsável pela execução do projeto de estudo.
Ficou acertada uma visitação às áreas propostas no estudo para que aconteça a sua efetivação. Na próxima semana, o chefe do executivo embarcará para Brasília, levando o estudo de concepção para viabilizar recursos para execução do projeto, juntamente com o protocolo, inscrito junto à Caixa Econômica Federal (CEF), na intenção de buscar recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Com a implantação do projeto, será tratado o esgoto sanitário de toda a área urbana do município. De acordo com o Diretor de Meio Ambiente, este projeto é de extrema importância, pois devolverá água tratada para o Rio Caí, sendo processo fundamental na despoluição do Rio. “Se esse processo já tivesse sido implantado no Rio Sinos, certamente não ocorreria o dano ambiental em 2006, onde milhares de peixes morreram em virtude da carga de esgoto doméstico lançada nos arroios e no próprio Rio dos Sinos”, adverte.