OBESIDADE, PROBLEMA GLOBAL

Obesidade está virando um problema global, diz pesquisa
As pessoas estão engordando no mundo inteiro, com a possível exceção do Extremo Oriente, disseram médicos ao examinar uma pesquisa realizada em um único dia no planeta.

Eles concluíram que 24 por cento dos homens e 27 por cento das mulheres que consultaram um médico naquele dia são obesos, enquanto outros 30 por cento de homens e 40 por cento de mulheres estão acima do peso.

Isso coloca o resto do mundo no mesmo patamar dos Estados Unidos, contrariando a idéia corrente de que ali o problema é mais grave. Estima-se que dois terços dos norte-americanos esteja acima do peso e que um terço seja de obesos.

`Os resultados do estudo mostram que o excesso de peso corporal é pandêmico, com metade a dois terços da população geral do estudo estando acima do peso ou obesa`, disse Beverley Balkau, chefe de pesquisas da entidade francesa Inserm, que coordenou o estudo publicado na revista Circulation.

Pessoas acima do peso têm maior risco de sofrerem ataques cardíacos, diabetes e alguns tipos de câncer.

Balkau e seus colegas avaliaram 168.159 adultos que por acaso estavam visitando um clínico geral em 63 países de cinco continentes num determinado dia de 2006. Os EUA não fizeram parte da pesquisa.

Em todas as regiões exceto o sul e o leste da Ásia, 60 por cento dos homens e 50 por cento das mulheres estavam acima do peso ou obesos, segundo os cientistas.

O critério seguido foi o do índice de massa corporal.

Fonte: Jornal Extra Online