FUNDADOR DA BIBLIOTECA

O Prefeito Percival Souza de Oliveira assinou o Decreto nº 4.471, que declara luto oficial por três dias no município em decorrência do falecimento de Hélio Alves de Oliveira, que desempenhou inúmeras e relevantes atividades em prol do município de Montenegro, já tendo atuado como Prefeito Municipal por duas vezes. Durante os dias de luto oficial é içada, como sinal de luto, a meio-mastro, a Bandeira Municipal, no Edifício Sede da Prefeitura Municipal – Palácio Rio Branco.
Biografia
HÉLIO ALVES DE OLIVEIRA

Hélio Alves de Oliveira, filho de Romário Alves de Oliveira e Joana Dorneles de Oliveira, nasceu em Montenegro a 4 de setembro de 1916. Casou-se com Adela Kerhwal, nascendo-lhes os filhos: Celiza, Sérgio, Aurélio, Romélio e Adriano.

Em 1937 ingressou no Banco do Estado, em sua terra natal. Em contínua ascensão, atingiu o cargo de Gerente e, posteriormente, o de auxiliar da direção geral do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde atingiu o último padrão da carreira. Diplomou-se Economista e Técnico de Administração. Teve destacada atuação como Secretário Geral da Associação Comercial e Rural de Montenegro e foi seu reorganizador. Lecionou Contabilidade Pública e Bancária na Escola Técnica de Comércio de Montenegro.
Homem público foi Vereador e, por duas vezes, Prefeito Municipal de Montenegro em 31-12-1955 a 30-12-1959 e de 31-12-1963 a 13-09-1966. Quando vereador formatou a criação da Biblioteca Pública, em 1949. Quando Prefeito modernizou o município na área de saúde pública, turismo, energia, assistência social e cultural. Construiu estradas, levantou “leito” de ruas, asfaltando-as.

Homem dinâmico e eclético, além de exercer diversos cargos na política pública estadual, atuou como escritor e jornalista. Nos altos de seus 91 anos de idade, o ex-prefeito, mas eterno escritor, já tem publicado mais de 50 obras e mantém assídua colaboração junto ao jornal “O Progresso”.
Projetou Montenegro no cenário nacional, por dois anos consecutivos, como um dos cinco municípios de maior progresso do País, recebendo diplomas das mãos do Presidente da República, na Capital Federal.
Ao Sr. Hélio Alves de Oliveira nossa homenagem de gratidão, carinho e respeito. Entre suas obras públicas destacamos a Bibliotéca Pública Municipal. Muito Obrigado
Prefeito onde estiver com sua saudosa esposa Adela Alves de Oliveira. Junto de um grande homem existe uma grande mulher.