ESTRESSE

Estresse no trabalho por causa das Dívidas

A OMS (Organização Mundial da Saúde) diagnosticou o estresse como o mal do 3º milênio. No dia-a-dia frases como “estou estressado” ou “isto me estressa”, são usadas em qualquer situação que fuja do controle.

E o mesmo acontece quando estamos com desequilíbrio no orçamento e pior quando estamos completamente endividados. A toda hora e momento toca o telefone e um cobrador vem lhe cobrar o que lhe é de direito, mas você diz que não está, acaba faltando o serviço em dias de pagamento, pois eles estarão na porta de seu trabalho para lhe cobrar novamente. Trabalhar além do limite virou questão de sobrevivência.

Relaxe; respire fundo e encare seus problemas: você pode estar realmente estressado!

“Às vezes paga-se um preço muito alto pelo desejo de
se ter no presente, aquilo
que poderíamos ter em
um futuro próximo”.(anônimo)

Estresse-se e, em sete segundos, a adrenalina e outras substâncias químicas são jorradas no sangue, que faz o coração bater mais forte e a respiração acelerar.

Tensões musculares, dores de cabeça, azia são os primeiros sintomas de que você está estressado.

No trabalho, é onde passamos a maior parte do dia e onde depositamos nossas ansiedades e ambições, as dificuldades para separar o joio do trigo e determinar prioridades costumam ser maiores. Afinal, é ali que não podemos perder tempo, não podemos perder dinheiro e nem a cabeça, não podemos na verdade perder nada! Mas poucas pessoas percebem que tempo não é dinheiro, tempo é Vida.

Basicamente é preciso viver o presente, refletir sobre o passado e planejar o futuro, e principalmente o seu futuro financeiro, para que você possa ter melhor qualidade de vida e sem dívidas e conseqüentemente sem estresse para aproveitar o que a vida tem de melhor para lhe oferecer com dinheiro no bolso.

DICAS ÚTEIS CONTRA O ESTRESSE:

- Converse sobre o estresse com um confidente.

- Evite pensar quando estiver em situação problemática.

- Descarregue sua raiva em uma atividade física.

- Ceda. Admita a possibilidade de estar errado.

- Faça algo pelos outros.

- Faça uma coisa de cada vez.

- Evite ser o super-herói (Muitas pessoas esperam muito de si mesmos e se preocupam porque não estão conseguindo alcançar seus objetivos).

- Não seja tão crítico (com você e com os outros).

- Dedique-se mais ao lazer.

- Se estiver sendo deixado de lado nas atividades pelos amigos, faça um esforço e tente participar.

- Substitua o medo do fracasso pela esperança do sucesso.

- Não fume, não tome café ou beba em excesso.

Everton Lopes é Economista formado pela UFRGS, Pós-Graduado em Finanças e Controladoria pela FGV. Palestrante e Consultor em Finanças Pessoais da Rádio e TV BANDRS, autor do Livro “Do Economês para o Português” um guia prático de Finanças
Fonte: Site www.endividado.com.br