ECONOMIZAR TELEFONE

Para economizar, usuário deve definir perfil e escolher a melhor opção. Pro Teste tem simulador para calcular custo
- A Pro Teste (organização não-governamental de defesa do consumidor) fez uma pesquisa em nove estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Goiás, além do Distrito Federal) e analisou 877 pacotes das operadoras de telefonia móvel. O objetivo foi mapear os planos ideais para os consumidores. De antemão, os técnicos da Pro Teste chegaram à conclusão de que os planos pós-pagos de minutos são mais econômicos e os pré-pagos — que representam 80% do mercado — são bem mais caros. Por isso, só devem ser a opção de quem costuma falar pouco ao celular.

A pesquisa analisou aspectos de 685 planos pós-pagos e 192 pré-pagos. Os técnicos catalogaram estado de origem, total de ligações no mês, percentual e duração média de cada chamada (locais, interurbanas dentro da área de concessão e interurbanas fora da área de concessão) e proporção de ligações nos horários reduzido e normal. É importante avaliar também como cada usuário distribui as suas chamadas de fixo para celular da mesma operadora e de outras concessionárias.

Todas essas perguntas foram organizadas em um simulador que calcula o perfil do usuário e indica o melhor plano em cada estado. O Brasil tem 110 milhões de consumidores dos serviços — hoje é o quinto mercado mundial de telefonia celular. A concorrência, segundo a Pro Teste, funciona. Para descobrir o perfil, o usuário deve acessar o site www.proteste.org.br e, com a conta ou o relatório de ligações em mãos, responder às perguntas