AQUECIMENTO GLOBAL x CHURRASCO

Verdade inconveniente, principalmente para nós gaúchos, admiradores do bom churrasco.

Embora não sejam muito divulgados, as pesquisas e relatórios apontam que um dos principais responsáveis pelo aquecimento global é o consumo de carne.

O consumo de carne é, por si, um tema polêmico, pois envolve hábitos de alimentação - difíceis de mudar - e interesses de grandes setores da economia mundial (pecuária, frigoríficos, grandes empresa, etc.). Mas seu consumo excessivo e crescente - o rebanho bovino no mundo cresceu cinco vezes em 50 anos e hoje soma 6 bilhões de cabeças - não pode deixar de ser registrado e encarado sob novas óticas.

É uma questão que deixou de ser meramente ideológica, saindo do simples debate do ser ou não ser vegetariano e passou a ser de interesse maior, por envolver a própria sobrevivência no planeta, já que a pecuária de corte é considerada a principal emissora de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Portanto, não é intenção do BEM ESTAR abordar esse tema simplesmente como uma bandeira pró-vegetarianismo, mas fazer um alerta responsável sobre a questão.

Não se trata de extinguir o consumo de carne, mas de repensar nossos excessos. Acreditamos que a informação pode trazer mais consciência e, decorrentemente, uma mudança em nossos padrões de comportamento. Diminuir o excessivo consumo pessoal pode ser uma importante medida de defesa da saúde pessoal e planetária. Afinal, se queremos uma mudança no mundo devemos começar por nós mesmos.

Relaxe um pouco suas defesas e veja os dados a seguir. São impressionantes.

A posição da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação

Relatório divulgado pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação - aponta o sector pecuarista como um dos principais responsáveis pela amplificação do Efeito Estufa e Aquecimento Global.

Segundo o relatório divulgado pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação "A grande sombra da pecuária", o setor pecuário é o que produz mais gases componentes do efeito estufa. Comparando a seu equivalente em CO2 (dióxido de carbono), suas emissões são mais elevadas que os produzidos no setor de transportes. O relatório afirma que a atividade pecuária não ameaça somente o meio ambiente, mas é uma das causas principais da degradação do solo e esgotamento dos recursos hídricos.

Entre alguns números divulgados na pesquisa, a FAO sustenta que pelo menos 9% das emissões de CO2 produzidas por atividades humanas são procedentes do setor da pecuária e que este setor produz a proporção mais elevada dos gases mais prejudiciais que compõem o Efeito Estufa.