Inteligência Emocional

Lee Iacocca, o célebre executivo da Chrysler, costumava dizer: “Negócios nada mais são do que uma porção de relacionamentos humanos”. Esse é um ponto de vista típico de uma pessoa dotada de um elevado nível de inteligência social. Podemos definir a inteligência social como a competência que uma pessoa possui para comunicar-se com os outros de maneira eficaz. E isso, é claro, é um requisito fundamental para o sucesso de uma negociação.

Saber relacionar-se com as pessoas implica, entre outras coisas, saber ouvi-las e respeitá-las, e não usá-las como alvo de seu mau-humor, mesmo que essa atitude venha disfarçada com frases do tipo “fulano merece uma esculhambação”. Em vez disso, uma pessoa com inteligência social mais elevada diria: “preciso conversar com fulano para saber o que está acontecendo”, e procuraria fazê-lo depois que passasse o momento de raiva ou de irritação. Aliás, pensar antes de falar ou agir – ou, como se diz popularmente, “esfriar a cabeça” – é uma das características que identificam o seu nível de inteligência social.

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