CHIMARRÃO É UM BOM REMÉDIO ! . . .

Muita gente pensa que o chimarrão é apenas um costume bizarro dos gaúchos. Aquela história de tradição, hospitalidade, pretexto para ficar conversando horas a fio, enquanto a cuia passa de mão em mão e os "causos" vão sendo contados.
A verdade é que o chimarrão faz muito bem à saúde. A erva mate, que já era usada pelos índios das Missões, foi estudada por diversos cientistas, desde o século passado. É uma planta rica em vitaminas B1, B2 e C, sais de cálcio, ferro, sódio e magnésio.
A qualidade mais conhecida do chimarrão é que ele facilita o trabalho intestinal. A erva- mate tem propriedades laxantes. Alem disso tem propriedades diuréticas, ou seja, auxilia o trabalho dos rins.
E tem mais: o chimarrão é tônico do organismo, principalmente do coração, já que reduz a tensão arterial e melhora a circulação sangüinea. Também é bom para o estômago. Ao mesmo tempo em que diminui a sensação de fome, abre o apetite. Por fim, é um estimulante orgânico mais poderoso que o café.
A crônica médica só registra um inconveniente do chimarrão: quando tomado quente demais pode provocar lesões na garganta e esôfago.