Cinesolar na Estação da Cultura de Montenegro 23/11/2018



Cinema itinerante promove sessões através de energia solar

Uma parceria entre Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ministério da Cultura e CPFL Energia traz pela primeira vez a Montenegro, o
Cinesolar. O projeto, de inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante, exibe filmes a partir da energia solar, utilizando energia limpa e renovável para as exibições, unindo arte, cinema e sustentabilidade.


O evento integra as comemorações de 69 anos da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira e dos 10 anos do Museu de Arte de Montenegro (MAM), celebrados neste ano. A ação ocorre na Estação da Cultura, no dia 23 de novembro, e inicia às 19h com uma sessão de curtas. Posteriormente, às 20h, será apresentado o filme “Moana: Um mar de aventuras”. Ambas atividades são de classificação livre, gratuitas, e ocorrem mesmo com chuva.


Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares com autonomia de mais de 20 horas que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O veículo também transporta 100 cadeiras para o público, o telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e um estúdio de gravação.

Iniciado em 2013, o projeto já realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens de temática socioambiental e longas em 285 cidades do país. Conforme dados da organização, durante esse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções.

Arte: Divulgação