Embaixatrizes Solidárias de Montenegro



Diretoria de Assistência Social e Cidadania repassa kits para recém-nascidos às Embaixatrizes Solidárias


                                                 Entrega ocorreu na sede da entidade

   A Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), através da Diretoria de Assistência Social e Cidadania (DAS), realizou a entrega de 18 kits para recém-nascidos às Embaixatrizes Solidárias de Montenegro, na tarde de ontem (27). A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a DAS e a entidade.

  Os kits, comprados pela SMHAD, são oriundos da Lei 5.484, de 26 de julho de 2011, que estabelece a política municipal de assistência social e respectivas ações e critérios de atendimento aos munícipes usuários. São compostos por um pacote de fraldas descartáveis, xampu, pomada, lenço umedecido, tesoura de unhas, aspirador nasal, sabonete de glicerina e cobertor.

  De acordo com a diretora da DAS, Leda Esmério, uma reunião foi realizada com as Embaixatrizes Solidárias para tratar do atendimento à gestante e ao recém-nascido. “Como elas já realizavam este trabalho, a SMHAD repassou os kits. As embaixatrizes acompanham a gestante desde início da gravidez até o pós-parto”, destacou. “Este repasse é o auxilio do setor de cidadania”, ressaltou. “Estamos realizando o trabalho e gostaríamos que essa parceria permanecesse no próximo ano, porque o objetivo da DAS é a prevenção, para que a gestante e o bebê tenham à disposição todos os recursos disponíveis na nossa comunidade”, acrescentou Leda.

  As Embaixatrizes Solidárias realizam um trabalho na Vila Esperança com gestantes, apresentando palestras e filmes sobre a gravidez, o parto e os cuidados com o bebê. “Foi a maneira de colocar em prática o curso de educadora perinatal que realizamos”, explicou a presidente das Embaixatrizes Solidárias, Gislene Orth. Ao todo, o grupo conta com nove integrantes, sendo que duas possuem o curso.

  A entidade irá repassar o material recebido da SMHAD às gestantes em conjunto com os kits que já são entregues pelas Embaixatrizes. As grávidas que estão com o exame pré-natal em dia ganham esse kit, resultado de doações, composto por fraldas, pomada, mamadeira, bico, sabonetes e roupinhas.

  O repasse dos kits da SMHAD para as Embaixatrizes foi realizado na sede da entidade, na presença do consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Brasil em assuntos de Família, Marco Antônio Fetter, que realiza mais uma visita a Montenegro, dando continuidade ao “Projeto Pró-Família: Revitalização de uma Instituição”.

  Para ele, este é um trabalho que traz tranquilidade para a família. “Por isso a gente apoia. É preciso sonhar que é possível fazer”, destacou Fetter. “Montenegro é privilegiada por ser composta por pessoas que fazem este trabalho. Aqui as coisas estão acontecendo”, afirmou. Também estiveram presentes a assistente social da SMHAD, Neiva Saldanha, a vice-presidente das Embaixatrizes Solidárias, Alda Rodrigues, e a secretária executiva da entidade, Kettielem Jacques.



Embaixatrizes realizaram curso no Rio de Janeiro



  Na ocasião, as Embaixatrizes apresentaram ao consultor da ONU as experiências adquiridas no curso realizado no Rio de Janeiro, na última semana. Duas integrantes do grupo estiveram presentes no 1º Seminário de HTLV, a convite da Vitamore, uma ONG que auxilia e encaminha associações de portadores da doença. Como uma das transmissões do vírus é realizada através da amamentação, as Embaixatrizes participaram do seminário para trabalhar a questão com as gestantes. Elas foram as únicas representantes do Rio Grande do Sul.