INTERNET VIRA REFERÊNCIA DE ELEIÇÃO RUSSA


Ativistas  estendem faixa contra Putin perto do Kremlin

AFP


Enquanto a Rússia se prepara para eleger um novo presidente neste final de semana, os eleitores parecem estar empolgados com a votação como poucas vezes nos últimos dez anos.
Em parte, isto se deve a uma revolução pela internet que desafiou o poder do Estado de controlar a opinião pública - e à plataforma de blogs LiveJournal.
Um mês antes da eleição, um grupo liberal de oposição realizou uma proeza atrevida, ao pendurar uma enorme faixa contra o primeiro-ministro russo e candidato a presidente, Vladimir Putin, próximo ao Kremlin. A faixa mostrava uma cruz por sobre o rosto do premiê, e a inscrição: "Putin, saia".
A faixa foi removida apressadamente, mas fotos da ação chegaram a milhões de russos por meio do blog de Ilya Yashin, líder do grupo e integrante de um pequeno exército de ativistas de oposição que atualmente divulga suas opiniões pela blogosfera russa.
Em um país com uma TV rigidamente controlada e poucos jornais e rádios independentes, a internet é um espaço vital para se expressar opiniões alternativas. Quase tudo isso aparece na plataforma de blogs LiveJournal, conhecido em russo como Zhivoy Zhurnal, ou simplesmente ZheZhe.
Criado pelo desenvolvedor americano Brad Fitzpatrick em 1998, como uma maneira de se comunicar on-line com seus amigos, o LiveJournal - junto de seu mascote, "Frank, a Cabra" - pode parecer, à primeira vista, um meio estranho para esta nova vibração política da Rússia.
Mas os russos tomaram o LiveJournal para si, transformando o que, no Ocidente é hoje considerada uma plataforma relativamente obscura e um tanto datada, em uma massa enorme e agitada de ira política, de prosa viva e de debate inteligente.

Fonte:      FONTE: BBC BRASIL