Final do Garota Verão será transmitida ao vivo pela RBS TV neste sábado a partir das 14h45min

Final do Garota Verão será transmitida ao vivo pela RBS TV neste sábado a partir das 14h45min

Grande vencedora será escolhida entre 80 candidatas que desfilam em Capão da Canoa

Final do Garota Verão será transmitida ao vivo pela RBS TV neste sábado a partir das 14h45min Lauro Alves/Agencia RBS

Mais bela da estação será anunciada após desfile na passarela na beira da praia de Capão da Canoa Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Será escolhida neste sábado a grande vencedora do concurso Garota Verão 2012, que completa 30 anos trazendo ganhadoras de 22 edições anteriores para participar da festa.
Das 7 mil inscritas, 80 candidatas chegaram à final e passaram por dois dias agitados de preparação. E o resultado de quem é a mais bela da estação será divulgado após o desfile oficial na passarela montada na beira da praia de Capão da Canoa. Mas nem sempre foi assim.

Em 1983, não existia esse formato de inscrições. Segundo Marisa Brandão, a primeira Garota Verão, os organizadores do evento buscavam participantes em clubes da Capital e nas praias gaúchas. Um vídeo de cada candidata era divulgado nos intervalos da novela das 19h – na época, Final Feliz – para que os espectadores pudessem conhecer o concurso.

Marisa foi abordada na praia de Nova Tramandaí e lá mesmo já filmaram uma entrevista e algumas cenas da então jovem de 22 anos.

– Meu vídeo era a vinheta de abertura. Quando o locutor dizia "a garota da semana é..." apareciam imagens minhas ao som de Vera Gata, do Caetano Veloso, a primeira música-tema do concurso – recorda Marisa.

A final era realizada em Porto Alegre. Os trajes eram de festa, e os jurados faziam a escolha a partir de um desfile e de vídeos exibidos em telão.

– O concurso evoluiu não só em estrutura, mas também em visibilidade. Cheguei a fazer comerciais, mas agora mais portas se abrem – opina.
Rafaela Zanella que o diga. Foi por insistência do cabeleireiro que passou a participar de concursos até chegar ao Garota Verão como representante de Santa Maria e vencer em 2003.

– Os dias antes da final me marcaram muito. Minha maior preocupação era perder a plaquinha com o número, a vontade era ficar grudada nela até no banho – conta Rafaela, que foi coroada Miss Brasil em 2006 e participou do Miss Universo.

Durante a transmissão deste sábado, a RBS TV exibirá reportagens retomando a vitoriosa história das três décadas de concurso. A tarde será pontuada por muitas lembranças. Para algumas, são memórias da juventude. Para outras, como Leonora Weimer, ganhadora da edição de 2011 representando Eldorado do Sul, são recordações mais recentes.

– Não vou conseguir segurar as lágrimas ao passar a faixa.

O júri do Garota Verão é formado pelo apresentador Lasier Martins, pelo comunicador da Atlântida Everton Cunha (Mr. Pi), pela jornalista Sara Bodowsky, pela Garota Verão 2009, Juliana Mueller, pelo prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, e Leonardo Duarte (Off! Cosmetic) e Luiz Charlez Mentz (CR Diementz).

O Garota Verão 30 Anos é uma realização do Grupo RBS e da prefeitura de Capão da Canoa, com patrocínio de Off! Cosmestic, Guaraná Antarctica e CR Diementz.

ZEROHORA