Doação de prensa para catadores do Galpão de Reciclagem de Montenegro

Estado poderá doar prensa para catadores do Galpão de Reciclagem




Em audiência na Secretaria de Estado da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, na tarde de quarta, o Presidente da Câmara, Vereador Marcos Gehlen (PT) Tuco obteve a garantia de atendimento às solicitações da cooperativa que atua no Galpão de Reciclagem de Lixo: prensa esteira e apoio técnico. O Vereador foi recebido pela Diretora da Pasta, Nelsa Fabian Nespolo.

Relatou os inúmeros trâmites relativos à liberação do Galpão de Reciclagem e as diversas reuniões promovidas pela Câmara sobre o assunto. Numa das oportunidades, a Secretária Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), Leone Kayser Bozzetto, informou que não ocorreu previsão de verbas para aquisição de esteira e prensa. “O galpão vai ser liberado e não terá equipamentos adequados para os catadores realizarem seu trabalho. Também não foi realizado um trabalho de qualificação destas pessoas”, argumentou a Secretária.

A primeira boa notícia anunciada pela Diretora Nelsa Fabian Nespolo é de que o Estado será parceiro da demanda e deverá, inicialmente, adquirir a prensa. Com relação à esteira, se mostrou disposta a procurar alternativas. Com a cooperativa em funcionamento, trabalhando no Galpão, se torna mais fácil conseguir a esteira, alegou Nelsa. Em sua visão, é preciso agregar valor ao trabalho dos recicladores. iremos visitar Montenegro, divulgando experiências de cooperativas da Capital, acrescentou.
Futuramente, Nelsa prevê que a cooperativa de Montenegro possa estar ligada à cidade-polo da cadeia produtiva, Novo Hamburgo.

 Segundo a Diretora, o objetivo é evitar os atravessadores, melhorando o resultado final. Nelsa garantiu que deverá disponibilizar técnicos da Secretaria para, caso necessário, auxiliar em questões referentes à legalização da Cooperativa montenegrina.
Para Tuco, a audiência foi positiva e aproximou Montenegro da Secretaria de Estado da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa.